São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA
Produção terá incentivo

De la Rúa deve criar quatro ministérios

DE BUENOS AIRES

O governo da Argentina pretende usar os poderes especiais concedidos pelo Congresso ao Executivo na última semana para criar quatro novos Ministérios: Produção, Anticorrupção, Turismo e Seguridade Social, que controlaria os sistemas de saúde.
A medida serviria, de um lado, para o presidente Fernando de la Rúa promover mais eficiência na administração pública. Por outro, tem um propósito político: retribuir, com cargos, o apoio recebido para a concessão dos poderes especiais até 2002. Com eles, o governo terá liberdade para tomar medidas de caráter econômico e que alteram a estrutura do Estado sem consultar os parlamentares -exigência feita por Domingo Cavallo para voltar ao Ministério da Economia.
Os setores têxtil, metal-mecânico (ferramentas, eletrodomésticos e máquinas agrícolas) e de papel são os eleitos pelo governo argentino para um plano de incentivo à produção, que incluirá redução de impostos.
De acordo com fontes do governo, esses setores foram escolhidos por terem sido os mais afetados pela concorrência brasileira no Mercosul.
O objetivo de Domingo Cavallo, desde que assumiu há duas semanas, é reduzir os custos de produção da indústria argentina numa média de 20%. Além da diminuição da carga tributária, haveria redução nos encargos trabalhistas, melhoria das condições de financiamento de dívidas e adoção de medidas protecionistas.
(JOSÉ ALAN DIAS)



Texto Anterior: Direitos civis: Homossexuais casam na Holanda
Próximo Texto: Panorâmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.