São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2001

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

REINO UNIDO
Premiê Tony Blair deve adiar as eleições gerais devido à crise da febre aftosa
O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Tony Blair, decidiu adiar a convocação das eleições gerais que estavam marcadas para 3 de maio em razão da crise da febre aftosa, disseram ontem fontes políticas.
Blair teria concluído que a liderança do Partido Trabalhista nas pesquisas de opinião poderia sair arranhada em época de crise nacional.
Sem contar os milhões de dólares perdidos com a queda no turismo, a epidemia de febre aftosa já obrigou o Reino Unido a sacrificar centenas de milhares de porcos e ovelhas e a colocar em quarentena grandes áreas no interior do país. Até agora, houve 875 casos registrados da doença, sendo 50 nas últimas 24 horas. Até as Forças Armadas foram convocadas para ajudar.
"Minha opinião é que Blair não convocará eleições hoje, amanhã nem na próxima semana", disse uma fonte. Blair teria que agir ainda nesta semana se quisesse que as eleições ocorressem em 3 de maio.
Especula-se que a outra data provável para a convocação de eleições gerais seja 7 de junho, mas tudo irá depender do rumo dos acontecimentos.


ORIENTE MÉDIO
Colonos israelenses pedem vingança durante o enterro de bebê em Hebron
Colonos judeus pediram vingança ontem em Hebron (Cisjordânia ocupada) no enterro de uma garota de 10 meses morta por atirador palestino na semana passada. Cerca de mil pessoas compareceram ao enterro, adiado por causa da reivindicação dos colonos para que o Exército tomasse medidas contra o bairro de onde o atirador teria agido.
Horas antes do enterro, tropas israelenses prenderam um civil palestino e cinco membros da Força 17 (a guarda pessoal de Iasser Arafat, presidente da Autoridade Nacional Palestina) em Jaljilya, Cisjordânia. Israel disse que eles estão ligados a ataques contra soldados e colonos.
O ministro do Turismo israelense, Rehavam Zeevi, de extrema direita, pediu ao governo que destrua a casa de Arafat, depois de avisá-lo da medida. Para Zeevi, essa ação faria Arafat agir para acabar com a revolta palestina iniciada em setembro. O premiê Ariel Sharon disse que a sugestão não será aceita.


FRANÇA
Após derrota, PC pretende mudar de nome
O PCF (Partido Comunista Francês), após uma expressiva derrota nas eleições municipais de março, anunciou que planeja mudar seu nome para Novo Partido Comunista até o final do ano. A proposta foi feita pelo líder máximo do partido, Robert Hue, em relatório apresentado ao comitê do partido durante o final de semana, em reunião para discutir a derrota eleitoral. A proposta será submetida à apreciação em maio. Se for aprovado, o novo nome será oficializado em outubro. Há também uma proposta para mudar o nome "célula", dado às unidades locais do partido. Se a proposta de mudança for aprovada, o PCF será um dos últimos partidos comunistas europeus a alterar o seu nome desde a queda do Muro de Berlim, em 1989.


PAQUISTÃO
36 peregrinos morrem pisoteados em santuário
Pelo menos 36 pessoas morreram pisoteadas e 125 ficaram feridas quando uma multidão que estava concentrada em um santuário muçulmano se dispersou, na Província central de Punjab. O acidente aconteceu pouco antes da meia-noite, quando centenas de peregrinos correram para o Paradise Gate, aberto para inaugurar a festa anual na cidade de Pak Pattan.



Texto Anterior: Argentina: De la Rúa deve criar quatro ministérios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.