UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem ter neutralizado extremistas no norte

DA REDAÇÃO

Um grupo de forças especiais americanas afirmou ontem ter "neutralizado" as ações do grupo extremista islâmico Ansar al Islam, que teria vínculos com a rede terrorista Al Qaeda e cuja base fica no norte do Iraque.
Em operação que contou com apoio de combatentes curdos, os militares americanos tomaram instalações do Ansar al Islam em Halabja, cidade perto da fronteira do Iraque com o Irã, dentro da região autônoma do Curdistão.
Segundo oficiais dos EUA, os combates dos últimos dias causaram a morte de centenas de integrantes do grupo e de 25 milicianos curdos -nenhum militar dos EUA foi morto. Cinco membros do Ansar teriam se rendido.
Nas buscas na base em Halabja, as tropas dos EUA encontraram passaportes estrangeiros, disquetes de computador e outros documentos que, segundo os americanos, "são evidências da existência de armas químicas e biológicas".
Apesar de afirmarem que o grupo foi "neutralizado", os americanos não descartaram a hipótese de membros do Ansar terem fugido para o Irã.
O Ansar al Islam, que teria cerca de 700 membros, é acusado pelos EUA de desenvolver armas químicas e planejar ataques suicidas e assassinatos, além de ter conexão com a rede do terrorista saudita Osama bin Laden.
A operação foi a primeira ação efetivamente conjunta entre americanos e os combatentes curdos, os peshmergas, que se opõem ao regime de Saddam Hussein.
Os soldados dos EUA estão oferecendo treinamento em táticas militares aos peshmergas, apesar de alguns militares demonstrarem dúvidas quando à confiabilidade dos curdos. "Os peshmergas são dedicados, mas não sabemos de que lado eles estarão no futuro, após a guerra", afirmou um oficial, que não quis se identificar.
Mas os EUA começaram a usar combatentes curdos para fazer a segurança de vilarejos onde americanos estão instalados e montar emboscadas contra iraquianos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Leia íntegra do discurso lido na TV iraquiana
Próximo Texto: Iraque usa ambulância contra EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.