São Paulo, sábado, 02 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZIMBÁBUE

Oposição rechaça resultado

Acusado de fraude, Mugabe vence eleição

DA REDAÇÃO

O partido do ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, saiu vencedor na eleição parlamentar, considerada fraudulenta pela comunidade internacional. O Zanu-PF obteve 62 cadeiras de um total de 120 em jogo, com a apuração encerrada em 98 distritos.
Mugabe, dessa forma, deve obter o controle de dois terços do Parlamento. Além dos parlamentares já eleitos, outros 30 são indicados diretamente por ele, o que já lhe garante, até agora, 92 partidários. E é dado como certo que ele conseguirá eleger mais oito deputados nos 22 distritos em que a apuração não se encerrou.
O Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês), principal força de oposição, conquistou apenas 35 cadeiras. A expectativa é que o partido veja a sua presença no Parlamento -atualmente em 51 deputados- ser reduzida.
O líder do MDC, Morgan Tsvangirai, pediu que os simpatizantes do partido saíssem às ruas para condenar o resultado. "Essa eleição foi uma fraude e mais uma vez traiu a população".
O diretor de eleições do governista ZANU-PF, Elliot Manyika, rejeitou as acusações e disse que, "se eles [os opositores] dizem que houve fraudes, onde estavam os seus fiscais no momento em que elas ocorreram?".
O Departamento de Estado dos EUA -que inclui o Zimbábue entre os países da "vanguarda da tirania"- afirmou, por meio de seu porta-voz, Richard Boucher: "Levando em conta a maneira como ocorreu o processo eleitoral, inclusive alguns relatos que estamos recebendo agora, é muito difícil afirmar que as eleições foram livres e justas".
Mugabe é o mais antigo líder africano no poder e o único a liderar um país desde o fim da era colonial. O ditador afirmou que a eleição de anteontem daria a ele a legitimidade necessária para pôr um fim ao crescente isolamento de seu regime.


Com agências internacionais


Texto Anterior: África: Corte mundial julgará acusados do Sudão
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Cresce batalha política pelo caso Schiavo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.