UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA devem indicar civil para governar país

DO "FINANCIAL TIMES"

Os EUA devem nomear um ex-funcionário do Departamento de Estado como o mais alto administrador civil no Iraque -acima do general da reserva Jay Garner, que chefia a reconstrução no país- em uma decisão que deve ser vista como uma vitória da diplomacia americana sobre os militares.
No mês passado, houve relatos na imprensa de que o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, rejeitara uma lista elaborada pelo Departamento de Estado de Colin Powell sugerindo os nomes de oito autoridades para ajudar a governar o Iraque.
Mas Garner tem tido dificuldade para restaurar serviços básicos e manter a ordem no Iraque. Ahmad Chalabi, político iraquiano exilado com laços com o Pentágono, disse ontem: "Há um ressentimento que se acumula por causa da falta de serviços. A situação é crítica, e pode haver violência".
Segundo fontes no governo americano, o presidente George W. Bush deve anunciar a nomeação de L. Paul Bremer, que chefiou o combate ao terrorismo durante o governo de Ronald Reagan (1981-1989), ao posto mais alto no Iraque em breve. Além de ter autoridade sobre Garner, Bremer deve assumir os esforços hoje liderados por Zalmay Khalilzad, da Casa Branca, para formar um novo governo iraquiano.
Apesar de ser próximo de funcionários de linha dura do Departamento da Defesa, Bremer fez carreira no Departamento de Estado e hoje preside a consultoria Marsh Crisis Consulting.


Texto Anterior: ONU chega para gerir programas humanitários
Próximo Texto: Análise: Supremacia da hiperpotência humilha inimigos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.