São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque diz que prendeu suspeitos de matar britânica

DA REDAÇÃO

Onze pessoas foram presas ontem, nas cercanias de Bagdá, suspeitas de participar do seqüestro e do assassinato da britânica Margaret Hassan, antiga chefe da ONG Care International no Iraque. Segundo informações da polícia, cinco dos presos já teriam admitido cumplicidade na morte da ativista.
Hassan foi seqüestrada no dia 19 de outubro de 2004. Apesar de seu corpo nunca ter sido encontrado, o governo britânico declarou, em novembro, que ela foi "provavelmente assassinada". Sua família também ficou convencida de sua morte após assistir a vídeo em que um homem encapuzado mata uma mulher.
Ainda de acordo com a polícia, pertences aparentemente de Hassan (roupas, uma bolsa e documentos de identificação) foram encontrados no local das prisões. "Há evidências razoáveis de que esses objetos sejam dela, mas, até a polícia terminar as investigações, nada pode ser dito em definitivo", declarou um porta-voz da embaixada britânica em Bagdá.
Num vídeo divulgado ontem, terroristas iraquianos dizem ter feito refém um civil australiano. Na gravação, Douglas Wood, 63, sentado entre dois homens mascarados e armados, pede que as forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos se retirem do Iraque para salvar sua vida.
Wood, morador da cidade de Alamo, na Califórnia, está no Iraque há um ano, a trabalho.
Mais de 200 estrangeiros foram seqüestrados no país desde o fim do regime de Saddam Hussein em abril de 2003, e mais de 50 deles foram mortos.
Já o governo italiano anunciou que publicará relatório contendo a sua versão sobre a morte do agente italiano Nicola Caliperi, atingido por soldados americanos depois de resgatar a jornalista italiana Giuliana Sgrena, vítima de seqüestro no Iraque. O relatório norte-americano responsabiliza Roma pelo incidente, alegando que a missão de Caliperi foi mantida em segredo.


Com as agências internacionais

Texto Anterior: Onda de ataques já faz 116 mortos no Iraque
Próximo Texto: Ensino superior iraquiano foi destruído, afirma ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.