São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush diz que novo governo terá autonomia

DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, George W. Bush, elogiou ontem a indicação do novo governo do Iraque e deu uma clara demonstração de que não pretende interferir nas decisões ou comprometer a legitimidade dos novos líderes.
"Tudo o que o novo governo precisa saber é que pode contar com os EUA", disse Bush. "Eles (o novo governo) são patriotas que acreditam no futuro do Iraque. Têm talento e o compromisso de enfrentar as dificuldades que ainda restam pela frente."
A assessora de Bush para Segurança Nacional, Condoleezza Rice, disse que o novo governo é "totalmente independente". "Não se trata de fantoches americanos."
O governo procurou mais uma vez se afastar das dificuldades no Iraque antes da fase mais quente da campanha eleitoral. Na últimas semanas, a popularidade de Bush atingiu o piso de seu mandato, pressionada sobretudo pela nova onda de violência no Iraque e pelos casos de tortura de prisioneiros na prisão de Abu Ghraib.
Bush prometeu ainda ser "flexível", mas afirmou que as forças militares norte-americanas no Iraque continuarão sob o comando exclusivo dos EUA.
"O povo americano precisa ter certeza de que, se suas tropas estiverem em perigo, elas terão como se defender sem ter de pedir autorização a mais ninguém, a não ser a seu comandante", disse Bush.
A relação entre as forças militares no Iraque e o novo governo interino ainda são objeto de discussão de uma nova resolução das Nações Unidas -que poderia levar outros países a ajudar os EUA na região.
Alguns países envolvidos nas negociações gostariam que o novo governo também comandasse as tropas. (FERNANDO CANZIAN)


Texto Anterior: EUA decidem mudar foco de ação militar
Próximo Texto: Análise: Sunitas estão de volta ao poder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.