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MÍDIA
Dados de 2003 são divulgados durante reunião na Turquia
Circulação mundial de jornais cai 0,12%, mas cresce a publicidade
DA ASSOCIATED PRESS
Os jornais registraram globalmente, no ano passado, um aumento da receita com publicidade
em razão da situação econômica
mundial, mas a circulação apresentou ligeiro declínio, disse a Associação Mundial de Jornais, reunida em Istambul (Turquia).
Em estudo apresentado a executivos e a mais de mil empresários
da área, em sua reunião anual, a
associação disse que, em 2003, a
circulação caiu 0,12% em relação
ao ano anterior. Nos cinco anos
precedentes, de 1999 a 2003, a circulação havia crescido 4,75%.
Duplicou a partir de 1999 o número de jornais com sites, enquanto os anúncios na internet
continuaram a aumentar, diz o
estudo, apresentado no 57º Encontro Mundial de Jornais e no
11º Fórum Mundial de Editores.
Também cresceu o número de
jornais diários gratuitos. O crescimento foi de 16% desde 2002 e de
24% desde 1999.
"A pressão sobre a circulação
dos jornais prosseguiu, mas os
jornais demonstraram uma vontade inédita de inovar e adotar estratégias para ganhar novos leitores", declarou Timothy Balding,
diretor-geral da associação.
Segundo ele, há também indícios de que as operações de internet dos jornais estejam ganhando
novas audiências, enquanto jornais gratuitos urbanos se expandem e permitem que a mídia impressa atinja leitores mais jovens.
Receitas com anúncios na internet foram de US$ 10 bilhões em
2003, podendo chegar a US$ 13 bilhões nos próximos dois anos.
A associação, que representa 18
mil publicações de todo o mundo,
publica estudos semelhantes desde 1987, mas, neste ano, foram incluídos pela primeira vez dados
sobre os 208 países e territórios
que publicam jornais. No ano
passado, o estudo era baseado em
publicações de 74 países.
Alguns dos mercados emergentes registraram ganho de circulação, mas muitos dos mercados
tradicionais sofreram declínio nas
vendas, disse a associação.
Na União Européia, apenas a
Espanha e a Bélgica tiveram aumento de circulação, enquanto no
Reino Unido o declínio foi de
4,7%, e na Irlanda, de 7,8%.
Os jornais americanos permaneceram com circulação estável,
mas registram declínio de 1,42%
em cinco anos, segundo dados
preliminares da NAA (Associação
de Jornais da América).
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