São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

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MÍDIA

Dados de 2003 são divulgados durante reunião na Turquia

Circulação mundial de jornais cai 0,12%, mas cresce a publicidade

DA ASSOCIATED PRESS

Os jornais registraram globalmente, no ano passado, um aumento da receita com publicidade em razão da situação econômica mundial, mas a circulação apresentou ligeiro declínio, disse a Associação Mundial de Jornais, reunida em Istambul (Turquia).
Em estudo apresentado a executivos e a mais de mil empresários da área, em sua reunião anual, a associação disse que, em 2003, a circulação caiu 0,12% em relação ao ano anterior. Nos cinco anos precedentes, de 1999 a 2003, a circulação havia crescido 4,75%.
Duplicou a partir de 1999 o número de jornais com sites, enquanto os anúncios na internet continuaram a aumentar, diz o estudo, apresentado no 57º Encontro Mundial de Jornais e no 11º Fórum Mundial de Editores.
Também cresceu o número de jornais diários gratuitos. O crescimento foi de 16% desde 2002 e de 24% desde 1999.
"A pressão sobre a circulação dos jornais prosseguiu, mas os jornais demonstraram uma vontade inédita de inovar e adotar estratégias para ganhar novos leitores", declarou Timothy Balding, diretor-geral da associação.
Segundo ele, há também indícios de que as operações de internet dos jornais estejam ganhando novas audiências, enquanto jornais gratuitos urbanos se expandem e permitem que a mídia impressa atinja leitores mais jovens.
Receitas com anúncios na internet foram de US$ 10 bilhões em 2003, podendo chegar a US$ 13 bilhões nos próximos dois anos.
A associação, que representa 18 mil publicações de todo o mundo, publica estudos semelhantes desde 1987, mas, neste ano, foram incluídos pela primeira vez dados sobre os 208 países e territórios que publicam jornais. No ano passado, o estudo era baseado em publicações de 74 países.
Alguns dos mercados emergentes registraram ganho de circulação, mas muitos dos mercados tradicionais sofreram declínio nas vendas, disse a associação.
Na União Européia, apenas a Espanha e a Bélgica tiveram aumento de circulação, enquanto no Reino Unido o declínio foi de 4,7%, e na Irlanda, de 7,8%.
Os jornais americanos permaneceram com circulação estável, mas registram declínio de 1,42% em cinco anos, segundo dados preliminares da NAA (Associação de Jornais da América).


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