São Paulo, sexta-feira, 02 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e países do sudeste da Ásia assinam acordo antiterrorismo

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e os chanceleres de dez países do sudeste da Ásia assinaram ontem, em Brunei, um acordo antiterrorismo para reforçar a segurança da região. O texto foi assinado pouco antes da visita de Powell à Indonésia, um dos países da região com grande atividade de grupos extremistas islâmicos.
Os dez países da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e os EUA se comprometeram a trocar informações, a bloquear os fundos de grupos suspeitos de realizar ações terroristas ou de apoiá-las, a intensificar o controle de suas fronteiras e a dificultar o uso de documentos falsos.
A declaração divulgada ontem diz que a Asean e os EUA classificam "atos terroristas em todas as suas formas de uma profunda ameaça à paz e a segurança internacionais". Segundo o texto, a luta contra o terrorismo "requer uma ação conjunta para proteger e defender todos os povos, a paz e a segurança do planeta".
Powell saudou o acordo e disse que ele serviria para estreitar os laços já existentes entre os EUA e os países da Asean no que se refere a conter ou a debelar redes terroristas. Porém o secretário de Estado salientou que o acordo não abriria caminho para o envio de mais soldados americanos à Ásia.
"Trata-se de uma declaração política. Não diria que ela deva servir de base para o aumento da presença militar dos EUA na região", declarou Powell. Washington já tem cerca de 100 mil soldados no que chama de "região Ásia/Pacífico".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque receberá inspetor da ONU
Próximo Texto: Colômbia: Governo e Farc negociam troca de rebeldes presos por sequestrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.