UOL


São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NUCLEAR

Coréia do Norte e EUA acertam negociação
A Coréia do Norte e os EUA anunciaram ontem que chegaram a um acordo para estabelecer uma negociação multilateral sobre o programa nuclear norte-coreano. Um porta-voz da Chancelaria norte-coreana afirmou que autoridades de Pyongyang haviam se reunido com representantes dos EUA em Nova York, na véspera, e proposto uma negociação entre seis países -incluindo a Coréia do Sul, a China, a Rússia e o Japão.
Em Washington, o presidente dos EUA, George W. Bush, se disse otimista com a perspectiva de debate e afirmou que esperava que Kim Jong-il, líder norte-coreano, ouvisse outras opiniões e "tomasse a decisão de desmantelar totalmente seu programa de armas nucleares, permitindo que houvesse total transparência [no processo]".
Na quarta-feira, Bush telefonara ao presidente da China, Hu Jintao, pedindo-lhe que pressionasse a Coréia do Norte. A crise eclodiu em outubro de 2002, quando Washington afirmou que Pyongyang admitira manter um programa secreto de armas nucleares.


Texto Anterior: Mosaico
Próximo Texto: Ruanda: País condena 105 por conta de genocídio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.