UOL


São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUANDA

País condena 105 por conta de genocídio
Um tribunal de Ruanda condenou ontem 105 pessoas por causa da participação nos massacres ocorridos em 1994 no país, que provocaram a morte de aproximadamente 800 mil pessoas num intervalo de apenas cem dias. Foi o maior julgamento realizado até hoje para punir os responsáveis por um dos mais violentos genocídios do século 20.
Onze foram condenados à morte, e outros 73 receberam prisão perpétua. O restante foi condenado a penas que variam de um a 25 anos de prisão. O tribunal também inocentou 37 acusados -alguns deles estavam presos havia nove anos.
Segundo a BBC, há mais de 100 mil presos em Ruanda por suspeita de envolvimento no genocídio de 1994, um conflito étnico entre hutus e tutsis. Outros 6.500 foram condenados.
A ONU instituiu um tribunal na vizinha Tanzânia para julgar os principais responsáveis pelos crimes ocorridos em Ruanda. Mas, de acordo com a BBC, apenas 12 pessoas foram condenadas até agora. O promotor-chefe desse tribunal deve ser substituído em breve.


Texto Anterior: Crise nuclear: Coréia do Norte e EUA acertam negociação
Próximo Texto: África: ONU aprova envio de força de paz à Libéria
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.