São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em pesquisa, convenção não surtiu efeito

DA REDAÇÃO

A convenção democrata da semana passada não teve reflexos nas intenções de voto dos eleitores americanos, mostraram pesquisas divulgadas no fim de semana que indicam oscilações pequenas no apoio aos candidatos.
Em levantamento feito pelo Instituto Gallup para a rede de TV CNN e para o diário "USA Today", o presidente George W. Bush aparece com 50% das intenções de voto entre os prováveis eleitores, contra 47% do democrata John Kerry.
O resultado indica que a convenção não teve efeito positivo para Kerry. Na pesquisa anterior ele aparecia com 49% e Bush, com 47% -a variação está dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Entretanto, quando se leva em conta apenas os eleitores registrados, Kerry venceria Bush por 50% a 47%. Antes a vitória seria por 49% a 45% dentro desse grupo.
Já na pesquisa da revista "Newsweek", divulgada no sábado, Kerry chegou a 49%, sete pontos a mais do que o presidente. No levantamento anterior, antes da convenção, a diferença entre os dois era de apenas três pontos.
É comum que, após uma grande exposição na mídia, como a de Kerry na semana passada durante a convenção, um candidato aumente a sua popularidade.


Texto Anterior: Eleições nos EUA: Bush mira história de Kerry no Senado
Próximo Texto: Panorâmica - Sudão: Governo pede 90 dias para cumprir resolução da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.