São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

PAQUISTÃO

Chuvas já mataram 1.100 pessoas e deixaram cerca de 27 mil isoladas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - As fortes enchentes que atingiram o norte do Paquistão já deixaram 1.100 mortos, afirmaram ontem autoridades do país. O número pode ser ainda maior, uma vez que as equipes de resgate paquistanesas ainda não conseguiram acessar algumas áreas atingidas -calcula-se que ainda haja 27 mil pessoas isoladas.
Também ontem, os EUA anunciaram que darão a Islamabad US$ 10 milhões em ajuda humanitária, um gesto que vem no momento em que o governo do presidente Barack Obama tenta amortecer o crescente sentimento antiamericano no Paquistão.
Os esforços de resgate foram aliviados por uma diminuição no volume das chuvas que causaram a pior inundação em décadas na Província de Khyber-Pakhtunkhwa. À medida que as águas recuam, as autoridades começam a entender as reais proporções do desastre.
"Um monitoramento aéreo mostrou que vilas inteiras foram inundadas", disse Latifur Rehman, porta-voz da Autoridade para o Gerenciamento de Desastres na Província. "A destruição é maciça", completou Rehman.
Ele afirmou que o governo acionou 43 helicópteros militares e mais de cem barcos para ajudar nos resgates.
O desastre -que, segundo estimativas, afetou 1 milhão de pessoas- atingiu o país em um momento em que o governo enfrenta problemas na economia e uma guerra contra o Taleban.


Texto Anterior: Áustria: Justiça investiga contas secretas de líder da extrema-direita já morto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.