São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Retirada de Gaza motivou encontro inédito

Paquistão e Israel estabelecem oficialmente contato diplomático

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez na história, diplomatas de Israel e do Paquistão tiveram um encontro oficial.
O Paquistão, segundo maior país islâmico do mundo e cada vez mais alinhado com Washington, integra o grupo dos países que exigem que Israel devolva aos palestinos os territórios tomados na Guerra dos Seis Dias (1967) e não reconhece o Estado de Israel.
O ministro das Relações Exteriores paquistanês, Khursheed Mehmood Kasuri, que esteve no encontro de ontem, realizado na Turquia, afirmou que seu país decidiu "estabelecer contato" com Israel após anos como um de seus mais severos críticos. A motivação dessa iniciativa foi a retirada, promovida por Israel, dos assentamentos judaicos em Gaza.
Para Silvan Shalom, ministro das Relações Exteriores de Israel, existe a esperança de que a reunião "finalmente leve ao estabelecimento de relações diplomáticas plenas com o Paquistão".
Mas o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, afirmou que seu país não reconhecerá o Estado de Israel enquanto não for criado um Estado palestino.
O encontro foi criticado tanto pela oposição ao governo paquistanês, que acusa Musharraf de sucumbir a pressões dos EUA, quanto pela Autoridade Nacional Palestina, que não julga apropriado "fazer agrados a Israel antes que ele demonstre seu compromisso com o processo de paz".
Já o Departamento de Estado dos EUA saudou o encontro.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Sobreviventes tentam agora voltar à escola
Próximo Texto: Panorâmica - Líbano: ONU vê mais envolvidos na morte de Hariri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.