São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA devem refletir sobre culpa, diz cardeal

DA REDAÇÃO

O cardeal da Igreja Católica de Nova York, Edward Egan, disse ontem que, depois dos atentados terroristas do mês passado, os EUA deveriam refletir sobre até que ponto seu papel em algumas partes do mundo poderia ter criado um clima de ódio.
"Temos que ir fundo em nossas consciências. Você deve dizer "O que eu tenho feito de errado?" mesmo em tempos em que não há uma tragédia", afirmou o cardeal.
"Mas a explicação não é necessariamente a de que houve más ações por parte dos Estados Unidos. Apenas que essa é uma possibilidade", disse, em entrevista no Vaticano, onde ele participa do sínodo -reunião dos bispos da Igreja Católica.
O sínodo, que vai até o dia 27, foi aberto no domingo pelo papa João Paulo 2º e reúne cerca de 280 bispos do mundo inteiro que vão discutir propostas de conferir mais poder a representantes locais da igreja, além de provavelmente questionar a própria autoridade do líder católico.
Essa discussão faz parte da estratégia do papa de revigorar a Igreja Católica no terceiro milênio do cristianismo.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Fundos ligam Bin Laden a atentados
Próximo Texto: Justiça: Suprema Corte dos EUA suspende Clinton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.