São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Número de civis mortos cai pela metade, aponta Bagdá

DA REDAÇÃO

O governo iraquiano e o comando militar dos EUA comemoravam ontem uma queda considerável no número de mortos no país no mês passado. Segundo dados compilados pelas instituições e pela agência Associated Press, o número de civis mortos em setembro caiu cerca de 50% em relação a agosto -de 1.975 para 988.
Foi o menor número registrado desde junho de 2006 (847). Os militares americanos mortos em setembro foram 64, menor quantidade desde julho de 2006. "Estamos confiantes em que as forças de segurança iraquianas permanecerão vigilantes e em que mais iraquianos se juntarão aos nossos esforços", declararam o embaixador dos EUA no Iraque, Ryan Crocker, e o comandante das forças militares dos EUA no país, general David Petraeus.
Para os militares dos EUA, a queda nas mortes indica que as estratégias adotadas em 2007 estão dando frutos.
O Congresso dos EUA divulgou ontem um relatório sobre a empresa de segurança Blackwater, que no dia 16 de setembro envolveu-se em um tiroteio em Bagdá com pelo menos dez civis mortos. Segundo o "New York Times" o texto conclui que agentes da Blackwater costumam atirar em inocentes e tentam encobrir os incidentes, às vezes com a ajuda do Departamento de Estado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Che Guevara é mais herói do que assassino, diz biógrafo americano
Próximo Texto: Imprensa: "Financial Times" liberará conteúdo gratuito na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.