São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Califórnia teme ataques contra pontes suspensas

DA REDAÇÃO

O governador da Califórnia, Gray Davis, disse ontem que havia recebido informações "críveis" indicando que as grandes pontes suspensas do Estado -incluindo a famosa Golden Gate, em San Francisco- poderiam ser alvos de ataques terroristas entre hoje e o dia 7 de novembro.
"Recebemos de várias fontes diferentes ameaças -que a comunidade dos organismos policiais acredita serem críveis- de que, entre o dia 2 e o dia 7 de novembro, na hora do rush, haverá uma tentativa de explodir uma dessas pontes", disse Davis em uma entrevista coletiva.
Segundo Davis, as pontes sob ameaça são a Golden Gate e a Bay Bridges, ambas em San Francisco, a Vincent Thomas, em Los Angeles, e a Coronado, em San Diego.
O governador disse que caberia aos cidadãos decidirem se queriam ou não cruzar essas pontes durante o período em questão.
"A melhor preparação é deixar que os terroristas saibam: "Nós sabemos o que vocês estão aprontando, estamos prontos, não vai dar certo'", disse Davis.
Segundo o governador, o Estado já havia tomado "medidas de segurança elaboradas" em conjunto com a guarda costeira, a polícia rodoviária e outros departamentos do governo muito antes de a ameaça ser recebida.
Desde o recebimento da ameaça, a segurança foi intensificada "ainda mais", afirmou Davis.
O governador disse ainda que havia autorizado a guarda nacional a mobilizar funcionários para proteger as pontes da Califórnia.

Alerta
Na última terça-feira, o FBI (polícia federal dos EUA) emitiu uma advertência sobre possíveis ataques terroristas, com base, segundo o secretário da Justiça dos EUA, John Ashcroft, em "informações de fontes fidedignas"
Ashcroft não especificou o tipo dos possíveis ataques. A advertência "transmite à população a base para continuar suas vidas da forma como habitualmente fazem, mas com um elevado sentido de alerta", disse ele na ocasião.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Bush chama embaixadora em Caracas
Próximo Texto: Câmara vota segurança em aeroportos nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.