UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inspetores vêm ao Brasil checar iniciativas do país

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de inspetores do Gafi (Grupo de Ação Financeira sobre a Lavagem de Capitais), também conhecido pela sigla inglesa FATF, chega amanhã a Brasília para uma auditoria das iniciativas brasileiras na repressão à lavagem de dinheiro.
A informação foi dada à Folha, em Paris, pelo secretário-executivo daquele órgão, Patrick Moulette, e confirmada pelo presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Marcos Caramuru de Paiva.
Ambos disseram que a missão é rotineira e semelhante à praticada em outros países-membros do Gafi.
Caramuru citou, entre as iniciativas de conformidade brasileira às recomendações internacionais, a Lei 9.613/ 98, que qualifica como crime a lavagem de dinheiro, e a obrigatoriedade de bancos, corretoras e seguradoras comunicarem às autoridades operações em dinheiro superiores a R$ 100 mil.
Além de inspecionado, diz Caramuru, o Brasil também participa de inspeções, como recentemente na Argentina e no Equador.
Moulette não quis comentar a controvérsia entre Brasil e EUA em razão da Tríplice Fronteira -região de Foz do Iguaçu, vista por Washington como centro de arrecadação do terrorismo, o que o Brasil nega. (JBN)


Texto Anterior: Guerra sem limites: Caça ao dinheiro do terror não progride
Próximo Texto: Repressão à lavagem é longa e difícil, diz especialista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.