São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atentados no Iraque fazem pelo menos 30 vítimas

Ataques com carros-bomba foram em Bagdá e Mossul

DA REDAÇÃO

Em mais um capítulo da retomada da violência no Iraque, pelo menos 30 pessoas morreram ontem em atentados cometidos em Bagdá e Mossul.
O ataque mais sangrento ocorreu na manhã de ontem, quando um carro-bomba explodiu em frente à Academia de Polícia, no centro da capital iraquiana. Enquanto as pessoas se aglomeravam para acudir as vítimas, um homem-bomba acionou os explosivos no corpo.
O duplo atentado deixou ao menos 15 mortos e 45 feridos. As vítimas eram na maioria candidatos a um processo seletivo recém aberto pela polícia.
Em Mossul, cerca de 400 km ao norte de Bagdá, um carro-bomba matou 15 pessoas e feriu 30, segundo a agência de notícias iraquiana Aswat al Iraq.
O ataque em Mossul tinha como alvo uma patrulha conjunta de policiais iraquianos e militares dos EUA, disse a polícia. O Exército dos EUA disse que nenhum soldado americano foi vitimado no ataque.
A violência no Iraque caiu bruscamente no último ano, como resultado de severas ações de segurança que representaram aos grupos insurgentes do país um grande golpe. Autoridades, no entanto, dizem que os militantes estão agora concentrando seus esforços em ataques para chamar a atenção antes das eleições previstas para o ano que vem.
Os ataques, ainda segundo as autoridades, foram feitos provavelmente com o objetivo de reiniciar os conflitos entre os sunitas, que dominavam o Iraque durante o regime do ex-ditador Saddam Hussein, e os xiitas, agora no controle.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Artigo: A questão cubana
Próximo Texto: Caso da mala: Justiça americana sentencia venezuelano a 2 anos de prisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.