São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kerry e Edwards superam Bush em pesquisa

DA REDAÇÃO

Dois candidatos democratas aparecem à frente de George W. Bush em pesquisa divulgada ontem. O levantamento mostra ainda o presidente dos EUA com o nível de aprovação abaixo dos 50% pela primeira vez desde que ele assumiu a Presidência no início de 2001.
Pesquisa realizada pelo instituto Gallup e publicada pela rede de TV CNN e pelo diário "USA Today" mostra o senador e pré-candidato democrata John Kerry com 53% das intenções de voto, contra 46% de Bush.
Outras pesquisas já apontavam a tendência de Kerry superar Bush. Porém no último levantamento do Gallup, divulgado há 20 dias, o senador tinha 43%, 12 pontos percentuais a menos do que o presidente americano.
A diferença de sete pontos na pesquisa divulgada ontem está praticamente no limite da margem de erro, de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.
Outros três pré-candidatos democratas estão em empate técnico com Bush. O senador John Edwards aparece à frente de Bush, com 49%, contra 48% do presidente. O general da reserva Wesley Clark reduziu a sua diferença para Bush de 14 pontos percentuais há 20 dias para três agora. O ex-governador de Vermont, Howard Dean é o que está mais distante de Bush -sete pontos percentuais.
O presidente americano está com a popularidade no seu nível mais baixo desde que assumiu o cargo. Em meados de dezembro, era de 63% e agora caiu para 49%.
A desaprovação ao presidente, ao mesmo tempo, cresceu de 34% em meados de dezembro para 48% nessa pesquisa.
A maneira como Bush está administrando a situação no Iraque, que já esteve em 76% em abril do ano passado, após a queda de Saddam Hussein, caiu 30 pontos percentuais no período.
Hoje, mais pessoas desaprovam o modo como o presidente está lidando com a situação iraquiana. Na economia e na política externa a desaprovação também é maior.


Texto Anterior: Rodada de prévias põe Kerry na mira dos adversários
Próximo Texto: Iraque ocupado: Bush pede investigação sobre inteligência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.