São Paulo, domingo, 03 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação de espanhol exibe o papa defecando

DE NOVA YORK

Se a exposição nova-iorquina causa polêmica mesmo antes de ser inaugurada, outra, mais ao sul do país, vem atraindo protestos desde o dia de sua estréia, no começo do ano. Trata-se da exibição "Ingredientes Ativos", do artista espanhol Antoni Miralda, em cartaz no novo Museu Copia, no vale do Napa (Califórnia).
Seu pecado? Entre os 35 manequins que apresenta, dois retratam o papa João Paulo 2º e uma freira em pleno ato de defecação. As representações atraíram a fúria de grupos católicos radicais americanos, que pediram que as peças fossem retiradas da mostra.
O museu, porém, não cedeu. "Essas pequenas estátuas de cerâmica defecando são conhecidas como "caganers" na Espanha e integram as tradições natalinas catalãs desde o século 18", disse Holly Krassner, do Copia. (SD)



Texto Anterior: Arte do genocídio: Campo de concentração montado com peças de Lego é uma das obras mais polêmicas e pode ser retirada
Próximo Texto: Conflitos: Violência religiosa mata mais 35 na Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.