UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Brasil não liga Farc a terror

Uribe diz que mantém boas relações com Lula

DA REDAÇÃO

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou que mantém uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de o Brasil não ter declarado as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como terroristas, como havia pedido.
"Tenho tido uma interlocução muito boa com o presidente Lula. Eles votaram a resolução da OEA [que declarou as Farc terroristas". Explicamos a eles que condenar um ato terrorista e mencionar os seus autores não significa se opor a negociações futuras, que teriam como base a suspensão das ações terroristas por quem queira negociar", afirmou Uribe, que irá a Brasília nesta quinta-feira para se reunir com Lula.
Uribe agradeceu ontem também ao governo da Venezuela pela apreensão de um caminhão carregado com 1,5 tonelada de explosivos no lado venezuelano da fronteira entre os dois países, que seria usado, supostamente, para um atentado das Farc no norte da Colômbia. "Quero agradecer às autoridades da Venezuela e dizer que esse é o caminho para a região. O caminho comum é derrotar o terrorismo", disse.

Equipamentos roubados
As Farc roubaram sofisticados equipamentos de um avião americano derrubado no dia 13 de fevereiro no sul da Colômbia, segundo uma reportagem publicada ontem pelo jornal "El Tiempo". Três funcionários do governo americano que estavam a bordo foram sequestrados pelos guerrilheiros.


Texto Anterior: Venezuela: Carro-bomba explode diante da casa de líder grevista petroleiro
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Atiradores israelenses matam garoto de 9 anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.