São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO 1

Israel aumenta construções em áreas palestinas
O número de construções israelenses nos assentamentos judaicos cresceu 35% no ano passado apesar de o plano de paz apoiado pelos EUA exigir que a expansão das colônias nas áreas palestinas ocupadas seja congelada.
Ao longo de 2003, foram erguidas 1.850 novas casas na Cisjordânia e na faixa de Gaza, segundo o Escritório Central de Estatísticas de Israel.
Esses números podem prejudicar a iniciativa do premiê israelense, Ariel Sharon, de conseguir apoio dos EUA para o seu plano de remoção unilateral das colônias judaicas na faixa de Gaza.
Os EUA demonstram cautela em relação ao plano porque temem que Israel se retire de Gaza para intensificar a sua presença na Cisjordânia.
Israel afirma que diminuirá a sua presença na Cisjordânia, onde desmantelaria assentamentos isolados. Ao todo, 220 mil judeus vivem na região -historicamente bem mais importante do que a faixa de Gaza- em 150 colônias.


Texto Anterior: Sérvia: Kostunica e grupo de Milosevic fecham acordo
Próximo Texto: Oriente Médio 2: Arafat diz que aceita reforma administrativa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.