São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GRIPE AVIÁRIA


Confirmação alemã de vírus pandêmico em gato provoca abandono de felinos
A Sociedade Protetora dos Animais alemã já recebeu centenas de gatos deixados por donos amedrontados pela gripe aviária, declarou ontem um porta-voz. As autoridades alemãs divulgaram o caso de um gato morto pelo vírus pandêmico H5N1, o que causou o temor.
Autoridades de saúde têm criticado a reação exagerada à epidemia, dado que o risco de contágio humano ainda é considerado pequeno.
A crítica é utilizada também pela ministra francesa do Comércio, que insiste em que os mais de 40 países que restringiram a importação de aves da França revejam a decisão.
Christine Lagarde disse: "Tentamos explicar a esses países que [a restrição] deveria ser proporcional ao risco real e ao local". A França, país que é o maior produtor de aves europeu, isolou as regiões onde foram encontradas aves contaminadas.
A Sérvia confirmou ontem seu primeiro caso de gripe aviária, mas ainda não identificou se o vírus encontrado é o H5N1.


Texto Anterior: Palestinos tentam conter terror da Al Qaeda, diz Abbas
Próximo Texto: África: Policiais invadem jornal e televisão no Quênia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.