UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia permite passagem de suprimentos

DA REUTERS

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse ontem ter chegado a um acordo com a Turquia sobre o envio de suprimentos a americanos no norte iraquiano por território turco.
A visita de Powell tinha o objetivo de restaurar as relações entre os dois países, prejudicadas pela recusa da Turquia em deixar que militares americanos atacassem o Iraque a partir de território turco. A Turquia faz parte da Otan (aliança militar ocidental liderada pelos EUA).
Os dois lados também chegaram a um acordo ontem sobre um "sistema de advertência" para evitar que a Turquia envie forças ao norte do Iraque. Ancara já disse que enviaria tropas à área para evitar a criação de um Estado curdo ou uma fuga maciça de refugiados.
Sob o novo sistema, autoridades turcas e americanas farão consultas mútuas imediatas se houver tensões na área. Mas, segundo Powell, americanos levados por ar até a região já estabilizaram a situação na área. Ele disse não ver razão para a Turquia enviar militares à região.
Os EUA temem que uma mobilização turca leve a um conflito com curdos iraquianos e mine o esforço de guerra americano.
Powell reiterou que seu país estava desapontado com a recusa da Turquia em permitir que cerca de 62 mil soldados americanos invadissem o Iraque a partir de seu território. Mas ele disse que Washington estava agora procurando ajuda para abastecer seus soldados no norte, que, segundo estimativas, seriam cerca de 1.200.
"Resolvemos todas as questões em aberto no que diz respeito ao fornecimento de suprimentos através da Turquia às unidades que estão fazendo um trabalho tão maravilhoso no norte do Iraque para manter a situação estável" na área, disse Powell em uma entrevista conjunta com o chanceler turco, Abdullah Gul.
Os dois também concordaram em que militares feridos no norte iraquiano poderiam ser transportados por território turco.
"Alimentos, combustível e outros produtos para auxílio humanitário serão transportados pela Turquia. Há um acordo mútuo", disse Gul.
O Exército turco afirmou que os EUA haviam sido permitidos a enviar 204 veículos Humvee sem armas pela fronteira sul da Turquia com o Iraque, mas que a medida não tinha relação com as negociações de Powell.


Texto Anterior: França defende Brasil no CS da ONU
Próximo Texto: Britânicos reclamam de ação dos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.