São Paulo, sábado, 03 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Há déficit de oferta política na região, diz Touraine em SP

RAUL JUSTE LORES
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise de representatividade dos partidos políticos tradicionais na América Latina foi o tema que dominou as discussões entre vários ex-presidentes latino-americanos no 4º Encontro do Grupo de Biarritz, encerrado ontem no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A organização reúne líderes políticos e intelectuais europeus e latino-americanos. Presente ao evento, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura, o sociólogo francês Alain Touraine afirmou que há um "déficit de oferta política" às inúmeras demandas dos movimentos sociais na América Latina. E que os partidos políticos tradicionais não conseguem encontrar respostas para esses "novos atores" da política regional. Para o ex-presidente colombiano Ernesto Samper, as lutas políticas foram para os tribunais. "Houve uma judicialização da política, o que provocou a politização do judiciário."
Inquirido pela Folha sobre as próximas eleições no Peru, o ex-presidente Valentín Paniagua afirmou que, dada a violência do segundo turno, será difícil construir consensos. "Mesmo que perca, Ollanta Humala terá um poder político bem importante no Congresso."


Texto Anterior: Visando popularidade, Uribe faz desmobilização virar show pirotécnico
Próximo Texto: Reino Unido: Polícia fere com tiro suspeito de terrorismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.