São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

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TRAGÉDIA

Piloto de avião russo que se chocou com cargueiro foi avisado de risco de colisão 50 segundos antes do acidente

Maioria das vítimas de choque de aviões era estudante

France Presse
Destroços do Tupolev que se chocou com um Boeing a 11 mil metros de altitude, na Alemanha


DA REDAÇÃO

Dos 71 mortos no choque de aviões anteontem na Alemanha, 58 eram estudantes da República russa do Bachkíria, na região dos Urais, que iriam passar as férias na costa espanhola.
Eles viajavam em um Tupolev-154 da Bashkirian Airlines, que seguia de Moscou para Barcelona e havia feito escala em Munique. Quando sobrevoava o sul da Alemanha, nas proximidades da fronteira com a Suíça, a aeronave colidiu a 11 mil metros de altitude com um Boeing-757 cargueiro, da companhia de entregas DHL, que havia decolado no Bahrain (golfo Pérsico) com destino a Bruxelas, levando dois tripulantes.
Os estudantes eram da elite de Ufa, capital do Bachkíria, a cerca de 1.600 km de Moscou. Eles pegaram esse vôo após terem perdido um avião de carreira que os levaria à Espanha no domingo.
Os pais dos estudantes, insatisfeitos com a demora dos filhos para saírem de Moscou, uma das escalas após deixarem Ufa, usaram de suas influências para exigir que a Bashkirian Airlines conseguisse um novo avião para seus filhos irem para a Espanha. A companhia aérea concordou em levá-los em um vôo fretado.
O avião acabou deixando Moscou somente anteontem e, após fazer a escala em Munique, se chocou com o cargueiro.
O piloto do avião russo foi avisado apenas 50 segundos antes da colisão, por controladores de vôo suíços, de que deveria diminuir a altitude para evitar o choque.
Nessa região, apesar de ainda ser território alemão, o vôo estava sob controle da Suíça, devido à proximidade da fronteira. Isso pode ter prejudicado o contato com o piloto.
Ele teria demorado para responder à solicitação da torre. Quando diminuiu a altura, o piloto do Boeing também já havia reduzido a altitude, pois um dispositivo existente nesse tipo de aeronave o alertou do risco de choque.
A companhia russa defendeu o piloto, afirmando que ele era experiente. A culpa, segundo a Bashkirian Airlines, seria dos controladores de vôo, que demoraram para entrar em contato.
Autoridades de tráfego aéreo da Suíça dizem que o piloto russo tinha tempo suficiente para desviar e escapar da rota de colisão. Anton Maag, chefe da torre de controle do aeroporto de Zurique, disse que a primeira ordem para o piloto russo foi dada 50 segundos antes do choque.
Um representante de pilotos alemães discordou da declaração do controlador suíço. "Normalmente, precisamos de cinco a dez minutos para que dois aviões em rota de colisão possam desviar", disse Georg Fongern, porta-voz do Sindicato dos Pilotos Comerciais da Alemanha.
As investigações sobre a causa do choque irão prosseguir. As duas caixas-pretas do Boeing foram encontradas ontem.

Com agências internacionais


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