São Paulo, quarta-feira, 03 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEITO INÉDITO

Steve Fosset, 58, completou volta na Austrália após 13 dias; aventureiro caiu no Brasil em tentativa anterior

Americano dá volta ao mundo solo em balão

DA REDAÇÃO

O milionário americano Steve Fosset, 58, completou ontem a volta ao mundo sozinho em um balão, uma das últimas marcas das expedições de aventura a serem alcançadas. Depois de cinco tentativas fracassadas, Fosset completou a circunavegação com o Spirit of Freedom (espírito da liberdade, em inglês) às 10h53 (horário de Brasília), quando cruzou o meridiano de 117 graus leste.
"Enfim tive êxito. É uma experiência muito satisfatória", disse por rádio o aventureiro, ainda voando, pouco depois de completar a volta. "Tenho algumas garrafas de cerveja, mas ninguém com quem comemorar", completou.
O Spirit of Freedom percorreu quase 30 mil quilômetros desde que saiu de Northam, oeste da Austrália, no dia 19 de junho.
Viajando na direção leste, ele cruzou o sul do Pacífico, sobrevoou a América do Sul, o Atlântico, a costa da África do Sul e o oceano Índico antes de cruzar, sobre o mar, o meridiano no qual fica a cidade de Northam.
Quando bateu o recorde, Fosset viajava a quase 8.300 metros de altura e voava à velocidade de cerca de 93,8 km/h. Foram 13 dias e mais de 16 horas de vôo.
O recorde seria oficializado após a aterrissagem na Austrália. "Para que o recorde seja homologado, o piloto deve primeiro aterrissar vivo", disse Joe Ritchie, diretor do centro de controle da aventura, em St. Louis (EUA).

Persistência
Essa foi a sexta tentativa de Fosset, um consultor financeiro e corretor da Bolsa que fez fortuna antes de se dedicar a aventuras.
Em 1985, ele atravessou o canal da Mancha a nado. Como piloto, já deu a volta ao mundo num jato.
Além disso, ele completou o triatlo Ironman, no Havaí, um dos mais exigentes do planeta, e a Iditarod, famosa corrida de trenós puxados por cães, no Alaska.
Apaixonado também por carros, o milionário já correu as 24 Horas de Le Mans, na França.
Em agosto do ano passado, quando fazia sua quinta tentativa de volta ao mundo solo em balão, Fosset foi forçado pelo mau tempo a descer numa área rural a cerca de 50 km de Bagé (RS). O balão, à época, chamava-se Solo Spirit.
Em 1998, Steve Fosset, o também milionário Richard Branson e Per Lindstrand atravessaram o continente asiático numa tentativa de volta ao mundo em balão, mas tiveram de abortar a missão perto do Havaí. A primeira volta ao mundo em um balão foi completada em março de 1999 pelo suíço Bertrand Piccard e pelo britânico Brian Jones.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Bush dá US$ 30 mi para promover abstinência sexual
Próximo Texto: Tragédia: Maioria das vítimas de choque de aviões era estudante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.