São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU afirma que julgamento deve ser monitorado

DA REDAÇÃO

A alta comissária da ONU para direitos humanos, Louise Arbour, pediu que o mundo monitorasse o julgamento do ex-ditador Saddam Hussein para observar se seus direitos fundamentais estão sendo respeitados.
Saddam é mantido sob guarda dos EUA. Segundo o "New York Times", no período que passou sob custódia legal americana -de sua captura, em dezembro, até esta semana- Saddam não deu informações relevantes.
Suas respostas mais surpreendentes referiam-se ao Kuait: ele chegou a dizer que a maior razão para invadir o país em 1990 era manter seu Exército "ocupado".
Ontem, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse que o processo é justo e que Saddam será considerado "inocente" até prova em contrário. "Deixemos que o povo iraquiano decida." A defesa de Saddam tem 20 advogados estrangeiros. Aicha Muammar, filha do ditador líbio, Muammar Gaddafi, ofereceu-se para integrá-la.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA censuraram audiência de Saddam
Próximo Texto: Soldado britânico vira réu por ferir menino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.