São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Otan quer começar a transferir poder a afegãos em 4 meses

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse ontem que a aliança militar ocidental pretende começar a transferir o controle de Províncias afegãs a autoridades locais já em novembro.
A afirmação foi feita no mesmo dia em que o novo comandante do conflito, o general americano David Petraeus, desembarcou no país.
"Ficaremos no Afeganistão o tempo necessário para terminar nosso trabalho, mas claro que não será para sempre", disse o chefe da aliança, que tem 120 mil soldados no país.
Otimistas, as declarações de Rasmussen mostram certo descompasso entre a aliança militar e Washington.
O presidente Barack Obama estipulou o início da retirada dos soldados para julho de 2011 -prazo que pode ser revisto, dependendo das condições de segurança do país.
Ontem, um ataque de militantes do Taleban contra um prédio ligado à Usaid, agência dos EUA para Ajuda Internacional, em Kunduz, no norte do Afeganistão, matou cinco pessoas -três estrangeiras.


Texto Anterior: Foco: Bolívia compra avião montado para time de futebol Manchester United
Próximo Texto: Eua x Russia: Mais dois suspeitos admitem espionar, dizem promotores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.