São Paulo, sexta, 3 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATRÁS DA MURALHA
País abriga 5 das 10 cidades mais poluídas do mundo; doenças respiratórias são o principal problema de saúde
Clinton oferece ajuda ambiental à China

das agências internacionais

O presidente norte-americano, Bill Clinton, anunciou ontem, em Guilin (sul da China), uma série de medidas, entre elas um pacote de US$ 50 milhões, para ajudar no combate à poluição atmosférica e dos rios.
"Vocês sabem melhor do que eu que o ar e a água poluídos estão ameaçando o progresso do país", afirmou o presidente.
Clinton lembrou que a poluição ambiental causou o desaparecimento de cidades inteiras da região em fotografias de satélites e que as doenças respiratórias constituem o principal problema de saúde da China.
A China liderou movimento contra os limites de emissão de gases causadores do efeito estufa para países em desenvolvimento, na conferência de Kyoto (Japão) sobre mudanças climáticas, no ano passado.
Em Guilin, Clinton advertiu que o "boom" econômico da China poderá provocar uma catástrofe ecológica mundial, caso não sejam empregadas tecnologias não poluentes imediatamente.
De acordo com estimativas de autoridades norte-americanas, 5 das 10 cidades mais poluídas do mundo estão localizadas na China.
Segundo Clinton, os problemas ambientais de Estados Unidos, China e outros países não são apenas nacionais, mas globais.
"Se vocês querem que turistas venham a Guilin, vocês têm de ter um meio ambiente limpo. Se querem uma economia forte, devem gerar crianças saudáveis", afirmou o presidente americano.
Além do pacote de ajuda de US$ 50 milhões, Clinton anunciou que os Estados Unidos irão ajudar num trabalho de monitoramento da qualidade do ar em todo o país. Clinton também sugeriu que se utilize a cidade de Xangai como centro experimental de indústrias que não poluem o ambiente.
Além disso, os Estados Unidos poderão ser a sede do segundo encontro entre autoridades norte-americanas e chinesas sobre o meio ambiente. O vice-presidente Al Gore esteve na China no ano passado para discutir o assunto.

Processo de limpeza
Após o discurso, Clinton fez um passeio de barco pelo rio Li. Segundo oficiais chineses, durante os anos 70, o rio era negro e poluído de esgoto e cinzas de carvão. Hoje, no entanto, está entre os mais limpos do país, graças a um processo de limpeza promovido pelo governo chinês.
A região em torno de Guilin serviu durante séculos como inspiração para diversos poetas e pintores chineses e é tida por muitos como uma das mais bonitas do planeta.
Após sua passagem por Guilin, o presidente partiu para Hong Kong, última etapa de sua visita oficial de nove dias à China, prevista para terminar hoje.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.