São Paulo, sexta, 3 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE
Grupo protestante é suspeito
Dez igrejas católicas são incendiadas

ISABEL VERSIANI
de Londres

Dez igrejas católicas da Irlanda do Norte foram incendiadas, em ações criminosas, na madrugada de ontem. Os atentados foram atribuídos pela polícia ao grupo paramilitar protestante Força Voluntária Legalista.
A onda de ataques às igrejas aconteceu poucas horas depois de a nova Assembléia da região ter se reunido pela primeira vez e eleito David Trimble -presidente do Partido Unionista do Ulster- o ministro-chefe da região.

Ordem Laranja
A tensão na Irlanda do Norte já estava crescendo com a perspectiva de confrontação entre católicos e protestantes no domingo. Nesse dia, a Ordem Laranja -organização protestante- fará sua tradicional marcha pelas ruas da cidade de Portadown, a sudoeste de Belfast (capital).
A comissão que regula as passeatas na Irlanda do Norte (que são inúmeras e sempre dão margem a confrontos) estabeleceu que a organização deveria alterar o seu trajeto para não passar por uma rua de católicos.
O grupo ameaçou desobedecer à orientação e organizar, no dia, protestos por toda a região.
Há dois anos, as autoridades da Irlanda do Norte tentaram alterar o roteiro da marcha da Ordem Laranja, o que gerou uma onda de violência.
A Força Voluntária Legalista foi criada em 1995 como uma dissidência do maior grupo paramilitar protestante, a Força Voluntária Unionista. Ela é formada por cerca de 50 homens.
O primeiro atentado contra uma igreja aconteceu às 23h30 de anteontem na rua Newtownards, em Belfast. Uma hora e meia depois, outra igreja em Mullavilly, na Província de Co Armagh, foi incendiada. Os ataques se repetiram ao longo da noite por outras cidades, destruindo, em alguns casos, igrejas centenárias.
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, visitou a Irlanda do Norte e afirmou que esperava que "a voz da razão" prevalecesse. Ele foi à cidade de Aldegrove para ver uma das igrejas incendiadas e encontrou o ministro-chefe David Trimble.
Blair afirmou que as igrejas deverão ser reconstruídas com a ajuda do Estado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.