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OBRA FARAÔNICA
Projeto custou US$ 20,3 bi e foi motivo de disputas entre China e Reino Unido
Hong Kong inaugura novo aeroporto
STEPHEN VINES
do "The Independent", em Hong Kong
Anos de rixas diplomáticas sino-britânicas foram postos de lado ontem, quando o presidente
chinês, Jiang Zemin, inaugurou o
novo aeroporto internacional de
Hong Kong.
Durante sua construção, o aeroporto foi motivo de disputas que
provocaram uma ruptura séria
nas relações entre os dois países. A
China acusou o Reino Unido de
usar o aeroporto para esvaziar os
cofres de Hong Kong, favorecendo as empresas britânicas que trabalharam no projeto.
O Reino Unido esperava poder
concluir o aeroporto antes de se
retirar da colônia, mas a China estava decidida a fazer com que o
enorme projeto, cujo custo total
chegou a US$ 20,3 bilhões, só fosse
inaugurado depois da saída dos
britânicos.
A escala do projeto inclui não
apenas o aeroporto propriamente
dito, mas também duas novas e
enormes pontes suspensas para ligar o aeroporto ao continente, um
sofisticado túnel por baixo do porto, uma nova ferrovia e um complexo de rodovias. Na época de sua
construção, foi considerado o
maior projeto de engenharia civil
do mundo.
O principal terminal do aeroporto ocupa uma área na qual caberiam 86 campos de futebol, fazendo dele o maior edifício coberto
do mundo. O terminal foi erguido
num aterro e, para fazer esse aterro, foi preciso despejar no mar dez
toneladas de terra por segundo
durante 30 meses inteiros.
Mas ocorreram problemas com
alguns detalhes do projeto. Um
desses problemas, não previsto
pelos responsáveis -todos homens-, é que o piso, muito brilhante, espelha as pessoas que andam em cima dele. Isso não é problema para quem usa calças, mas é
motivo de constrangimento para
mulheres de saias.
Quando for instalada outra pista
de pouso e o terminal ficar ainda
maior, o novo aeroporto terá capacidade para receber 87 milhões
de passageiros por ano, além de 9
milhões de toneladas de carga. O
problema é que outros aeroportos
estão sendo reformados e construídos na região e vão competir
com o de Hong Kong. Um novo
aeroporto acaba de ser aberto em
Kuala Lumpur, capital da Malásia,
e Cingapura pretende ampliar seu
aeroporto, que já é de categoria internacional.
Essa grande expansão na capacidade dos aeroportos asiáticos
acontece num momento em que
as viagens aéreas na região estão
sofrendo uma redução acentuada.
O novo aeroporto de Hong Kong,
duas vezes maior do que o aeroporto atual, foi planejado com base em previsões de um aumento
anual de 7,7% no número de passageiros.
O aeroporto será aberto ao público na próxima segunda-feira.
Um enorme comboio de caminhões, balsas e aviões vai trabalhar
durante o fim-de-semana para
transferir equipamentos do velho
aeroporto de Kai Tak, no centro
da cidade, para o novo terminal.
Tradução de Clara Allain
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