São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

PRESERVAÇÃO
Presidente faz anúncio às vésperas de feriado nos EUA
Águia símbolo dos EUA deixa a lista de espécies ameaçadas

Associated Press
O presidente Bill Clinton, ao lado de uma águia careca norte-americana, ontem na Casa Branca


da Redação

A águia careca norte-americana não está mais na lista das espécies ameaçadas de extinção. Ela é um dos símbolos nacionais dos EUA e esteve ameaçada por 32 anos.
O presidente Bill Clinton participou de uma cerimônia na Casa Branca para anunciar a notícia. Durante o evento, uma águia chamada "Challenger" (desafiadora, em inglês) pegou pedaços de comida da mão do presidente.
A águia, muito acostumada à convivência humana para viver em liberdade, foi escalada para o coreografado acontecimento no jardim da mansão presidencial.
Ela ficou sentada pacientemente em cima de uma bandeira enquanto Clinton, o secretário do Interior, Bruce Babbit, e Levar Simms, representante de uma sociedade de preservação da águia careca, faziam seus discursos. O evento foi realizado às vésperas do 4 de julho, dia da independência dos EUA.
Chamando a águia careca de "símbolo da democracia dos EUA", Clinton disse que a ave foi escolhida por seu "espírito livre e coragem", usando as palavras de Thomas Jefferson, terceiro presidente norte-americano.
As águias carecas foram colocadas na lista de animais ameaçados de extinção em 1967 devido à caça indiscriminada e ao uso de pesticida, que fazia com que seus ovos ficassem muito frágeis para completar todo o ciclo reprodutivo.


Texto Anterior: Bebida contaminada: Coca-Cola dará um refrigerante para cada habitante da Bélgica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.