São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIANMAR

Ação acaba com impasse de nove dias em estrada

Nobel da Paz de 91 é levada à força para casa pelo governo militar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo militar de Mianmar (antiga Birmânia, sudeste da Ásia) retirou à força a Prêmio Nobel da Paz de 91, Aung San Suu Kyi, 55, do carro no qual ela estava detida há nove dias. A líder oposicionista tem os movimentos monitorados pelo governo e estava presa na estrada desde que tentou deixar a capital, Yangon.
A ação dos militares ocorreu por volta da 1h30 de ontem (21h30 de sexta, em Brasília). Eles afirmaram que "escoltaram" a líder da Liga Nacional para a Democracia (LND) e seus cerca de 14 acompanhantes "num retorno seguro para casa".
O governo do Reino Unido (ex-colonizador da região) disse que estuda a aplicação de sanções em conjunto com a União Européia.
"Estou profundamente preocupado com as notícias de que Aung San Suu Kyi e outros líderes da LND foram forçados a voltar para Yangon e estão sendo retidos em suas casas contra suas vontades", afirmou em Londres o chanceler britânico, Robin Cook.
A LND teve 80% dos votos na eleição de 1990, mas o governo ignorou o resultado do pleito, proibiu as atividades da oposição e manteve Suu Kyi em prisão domiciliar por seis anos. Sua casa virou local de peregrinação e de manifestação para simpatizantes e ativistas pró-democracia.
Ela é filha do líder independentista Aung San, de tendência nacionalista e comunista, morto em disputas internas meses antes da declaração de independência de janeiro de 1948.
Apesar de uma relativa liberalização do regime, a Anistia Internacional denuncia a existência de presos políticos e de consciência.


Texto Anterior: Escândalo: Senado da Argentina suspende a CPI
Próximo Texto: Polêmica: Alemanha aponta risco em usina nuclear tcheca
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.