São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CAXEMIRA

Conflitos entre militares e separatistas da Índia deixam ao menos 12 mortos e 5 feridos

Oito pessoas morreram -cinco separatistas e três civis, segundo a polícia da Índia- durante confrontos entre militares indianos e guerrilheiros na Caxemira. Cinco civis também foram feridos na troca de tiros, afirmam organizações internacionais de ajuda humanitária.
Os conflitos ocorreram na vila de Prang, próxima a Srinagar, uma das cidades mais importantes da Caxemira indiana.
A polícia disse que três guerrilheiros e um civil morreram em conflitos diversos com militares de outro local no mesmo dia.
Mais de dez grupos organizados lutam contra o domínio de Nova Déli sobre a região.
A Caxemira é uma área de maioria muçulmana dividida entre a Índia -de maioria hindu- e o Paquistão -também muçulmano. A China domina uma fração menor.
O governo indiano acusa o Paquistão de armar e treinar os separatistas. Islamabad afirma que dá apenas apoio diplomático. Segundo grupos de defesa dos direitos humanos, mais de 30 mil pessoas já morreram em consequência desses conflitos durante os últimos dez anos.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Grupo desativou satélite chinês
Próximo Texto: Mubarak vê "tragédia" sem acordo de paz
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.