UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Inimigo evoluiu", diz general americano

DA REDAÇÃO

O fim dos principais confrontos no Iraque foi anunciado há cinco meses, mas o país nunca esteve tão "mortífero" e "complexo" para as tropas americanas, afirmou ontem o comandante das forças dos EUA. Segundo o general Ricardo Sanchez, suas fileiras têm registrado, semanalmente, uma média de até seis mortos e 40 feridos em ataque.
"O inimigo evoluiu -está um pouco mais mortífero, um pouco mais complexo, um pouco mais sofisticado e, em alguns casos, um pouco mais persistente", afirmou.
O general também apontou a presença de combatentes estrangeiros, que chegariam ao país pelas fronteiras com a Síria e com o Irã, e a existência de uma coordenação local -mas não vê uma resistência nacional organizada.
Só no pós-guerra, pelo menos 84 soldados dos EUA foram mortos em ataque -a última baixa ocorreu na madrugada de ontem, num um ataque com granadas.
Em Fallujah (oeste), um confronto entre uma patrulha dos EUA e um grupo que a atacou a tiros deixou um saldo de um civil morto e dois feridos -uma menina de seis anos e sua mãe.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Investigação sobre vazamento será ampliada
Próximo Texto: Blair pede tempo aos britânicos outra vez
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.