UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIBERDADE DE ESCOLHA

Estudante havia sido proibido de vesti-la

Justiça autoriza uso de camiseta anti-Bush

DA REDAÇÃO

Um estudante do ensino médio tem o direito de vestir uma camiseta na escola com o rosto do presidente dos EUA, George W. Bush, estampado e os dizeres "terrorista internacional", determinou um juiz de Detroit (Michigan).
"Não há evidências de que a camiseta possa criar problemas", afirmou o juiz Patrick J. Duggan ao dar o veredicto sobre uma ação movida pela União das Liberdades Civis Americanas de Michigan (ACLU, na sigla em inglês).
A ação da entidade foi movida em nome do estudante Bretton Barber, que foi proibido de assistir aula caso não retirasse a camiseta na escola Dearborn, no subúrbio de Detroit, em fevereiro deste ano.
A escola alegou que a camiseta poderia inflamar os sentimentos dos alunos. A maioria deles tem origem árabe.
Barber tinha 16 anos quando tentou ir à escola com a camiseta. Ele apresentaria um trabalho na aula de inglês comparando Bush com o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Seu objetivo era se manifestar contra a guerra, usando a camiseta adquirida na internet.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pilotos da Força Aérea treinam para abater aviões de passageiros
Próximo Texto: Panorâmica - Indonésia: Justiça condena o quarto pelo ataque em Bali
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.