São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Uribe cede às Farc e autoriza início das negociações de paz

DA REDAÇÃO

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, autorizou ontem o início das negociações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para a troca, em uma zona desmilitarizada, de seqüestrados por guerrilheiros presos.
A autorização veio horas depois da divulgação de uma carta aberta dirigida aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em que as Farc listavam uma série de condições para dar início ao processo de paz.
A condição inicial era a desmilitarização dos municípios de Pradera e Florida, no departamento (Estado) do Valle del Cauca, para o início das negociações para a chamada troca humanitária -proposta já feita por Uribe na semana passada. A zona, com 800 km2, é um corredor estratégico para a guerrilha.
Mas as Farc foram além e exigiram também o fim da ofensiva militar do governo contra a guerrilha em todo o país, a desmilitarização dos departamentos de Putumayo e Caquetá e a suspensão das ordens de captura dos membros de seu Estado-Maior.
Em nota, Uribe não se pronunciou sobre todas as exigências, mas autorizou o alto comissário para a paz, Luis Carlos Restrepo, a iniciar um acordo sobre a zona a desmilitarizar. "Uma zona de encontro que seja eficaz para o encontro humanitário e um processo de paz, com garantias de boa fé que deveriam incluir um cessar-fogo e limitações de tempo", disse.
A nota abre ainda a possibilidade de convocar uma Assembléia Constituinte ao fim do processo de paz, com desarmamento prévio.


Com agências internacionais



















Texto Anterior: Geórgia recua e solta militares, mas Rússia agrava crise
Próximo Texto: Hungria: Premiê húngaro quer voto de confiança para pôr fim à crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.