UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REALEZA

Príncipe Felipe anuncia noivado com jornalista

Herdeiro do trono da Espanha se casará com apresentadora de TV

DA REDAÇÃO

A família real espanhola anunciou no final de semana que o príncipe herdeiro do trono, Felipe de Bourbon, vai se casar no verão de 2004 no hemisfério Norte com a jornalista do canal espanhol TVE Letizia Ortiz Rocasolano.
O príncipe de 35 anos, o único homem entre os filhos do rei Juan Carlos e da rainha Sofia, pedirá oficialmente Ortiz, 31, em casamento na próxima quinta-feira no Palácio de la Zarzuela.
A jornalista é apresentadora do principal telejornal da Espanha, no canal estatal. Ela é divorciada e esteve casada entre 1999 e 2000 com um professor. Mas não se casou na Igreja Católica, possibilitando que isso aconteça no próximo ano na catedral de Madri.
O anúncio surpreendeu o país, já que o relacionamento não era público. "Sou jornalista e sei como despistar meus colegas", disse Ortiz, que deixará a profissão. A relação começou há poucos meses, após se conhecerem num jantar de amigos em comum.
Letizia Ortiz já trabalhou também no jornal ABC e na rede de TV americana CNN.
Segundo um porta-voz da família real, o rei e a rainha consideram que a jornalista "reúne as condições necessárias" para se casar com o herdeiro do trono. Com o anúncio, Ortiz já passa a acompanhar o príncipe em eventos.
O casamento foi o destaque da mídia espanhola ontem e teve boa recepção, por ser visto como um sinal de que a monarquia na Espanha está se modernizando.
Até 1978, os membros da família real espanhola não podiam se casar com pessoas que não fossem da realeza. Desde então, isso passou a ser permitido quando houver a concordância do rei.
A monarquia foi reabilitada na Espanha com o término da ditadura franquista.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Tailândia começará a discutir a legalização da prostituição
Próximo Texto: Panorâmica - América Latina: Após protestos, novo presidente boliviano registra 66% de aprovação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.