São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

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TODA MÍDIA

Da boca ao voto

NELSON DE SÁ

O blog que se estabeleceu como maior referência em avaliação de pesquisas, na campanha presidencial dos EUA, bem que avisou, nem bem começou a votação:
- Logo o tráfego em certos sites vai atingir níveis astronômicos conforme a globosfera sai em busca dos vazamentos de pesquisas de boca-de-urna.
E assim foi. Mas antes o Mystery Pollster ainda aconselhou a todos -sites e internautas- que não levassem as bocas-de-urna muito a sério, enumerando motivos como "os padrões de votação mudam muito ao longo do dia" e "ainda é só um levantamento".
 
Alguns dos principais blogueiros, como Mickey Kaus, Joshua Marshall e Glenn Reynolds, seguiram o conselho e evitaram as pesquisas vazadas.
Mas outros, não. O "furo", como anunciado pela blogosfera, foi do pró-democrata Jerome Armstrong, do MyDD, que entrou quando ainda faltavam cinco horas para acabar as votações nos primeiros Estados.
Os números, supostamente levantados pelo "pool" de grandes redes e jornais, falavam em vantagem para John Kerry na Pensilvânia, Ohio e Flórida.
Outros blogs pró-democratas, como o Daily Kos, correram a reproduzir o vazamento -e ambos, em pouco tempo, enfrentaram tantos acessos que quase saíram do ar.
 
O que chamou a atenção, na seqüência, foi que também blogueiros e sites pró-republicanos passaram a dar números, a partir de outras fontes, em favor do candidato democrata.
O The Corner, da "National Review", por exemplo, apontou Kerry na frente, no Estado-chave de Ohio. Até o Drudge Report, que fez história com Monica Lewinsky e quase derrubou Bill Clinton, foi nessa linha:
- O "pool" mostra Kerry com pequena vantagem, de 1%, em Ohio e na Flórida.
Na onda crescente, o site seguinte a apontar a provável vitória de John Kerry foi o do pesquisador John Zogby.
Ele fez a previsão de 311 votos para o democrata, no colégio eleitoral, contra 213 de Bush. E arriscou que o republicano, a exemplo do que ocorreu em 2000 com seu oponente Al Gore, teria mais votos nacionalmente, mas também perderia.
Foi um dos destaques do Jornal Nacional, por aqui.
 
Mas a blogosfera prosseguiu em sua dinâmica histriônica. Drudge, registrando a repentina "mudança de humor", para usar a expressão do inédito blog do site do "New York Times", jogou no ar a manchete:
- Chega de pesquisas da mídia [do "pool"]; vamos contar os votos do povo!
Minutos antes, o mesmo Jerome Armstrong, do MyDD da primeira boca-de-urna, surgiu dizendo que as primeiras apurações em Ohio já "mostravam Bush com resultados melhores do que ele alcançou em 2000" -e sublinhando um quadro desfavorável para Kerry.
E começou então a reação dos blogs pró-Bush, denunciando a boca-de-urna da "mídia", que errou contra Bush quatro anos antes e poderia estar fazendo o mesmo outra vez, com os números que vazaram.
Era o que se lia, entre outros, no Kerry Spot, também da "National Review", e no Instapundit de Glenn Reynolds, entre vários que se voltaram agressivamente contra a boca-de-urna.
 
Mas então já não eram os blogs que comandavam a cobertura on-line. Eram os sites da grande mídia -e, em especial, o da organização Media Matters, que contabilizava uma a uma as projeções do vencedor de cada Estado, feitas pelas cinco maiores redes de TV e pelos três principais canais de notícias.
E ambos podiam vencer.


KERRY OU BUSH
No início da tarde nos EUA, o blog MyDD (logo acima) anunciou, ainda com cuidado, que John Kerry largava na frente nos Estados-chave, segundo a boca-de-urna. Horas depois, anunciou que as apurações já não estavam tão bem assim para o democrata

Conflito
Paralelamente à disputa em torno das pesquisas e apurações, os blogs e sites se enfrentaram durante o dia todo em torno de acusações de fraude.
O caso mais controverso foi o das supostas urnas eletrônicas que já abriram com votos no Estado da Pensilvânia. Matt Drudge lançou a denúncia e logo depois o canal Fox News passou a destacar a história.
Mas não demorou e o blog Talking Points Memo, de Joshua Marshall, trazia a versão do responsável pelas eleições no Estado, questionando a denúncia como "absolutamente ridícula". Outros blogs tratavam Drudge como "retardado".

Risco
Pelo menos dois jornais, "The Washington Post" e "Los Angeles Times", e duas colunas on line de grande leitura, a The Note, do site da ABC, e a de Eric Umansky na Slate, arriscaram apontar que o ambiente na campanha de George W. Bush era de "melancolia", antes de começar a votação, ontem.
No caso do "WP", eram citados até assessores que indicavam que o presidente perdeu "momento" na reta final.

A agenda
Registre-se que a citada The Note, da ABC, sai da campanha como vitoriosa, junto aos blogs. Diária, ela é citada como a maior agenda política de referência por democratas e republicanos. Seu editor, Mark Halperin, acaba de ganhar extenso e elogioso perfil na revista "The New Yorker".

Na imprensa
Os blogueiros chegaram ao dia da eleição nas páginas dos jornais. Alguns deles, como Ana Marie Cox (Wonkette) e David Adesnik (Oxblog), foram convocados pelo "New York Times" a declarar seus votos na seção de opinião, a mais nobre.
E pelo menos outros dois, Markos Moulitsas (Daily Kos) e Glenn Reynolds (Instapundit), se tornaram colunistas do "Guardian", com textos publicados ontem em destaque.

Na web
Mas a prova da "revolução", termo do "NYT", de 2004 é que os próprios sites dos grandes jornais, como o mesmo "NYT", "Wall Street Journal", "Miami Herald" e toda a cadeia Knight Ridder publicavam ontem seus próprios blogs eleitorais.

CHEGA O Drudge Report, um dos primeiros a vazar a boca-de-urna, se cansou e bradou em manchete: "Chega de pesquisas da mídia; vamos contar os votos do povo!"


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