São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Justiça processa Isabelita por cumplicidade na repressão

DE BUENOS AIRES

Menos de 20 dias após o conturbado segundo funeral de Juan Domingo Perón, a Justiça argentina confirmou que a viúva do general, Maria Estela Martínez de Perón, a Isabelita, 75, que presidiu o país entre 1974 e 1976 e que vive na Espanha desde 1981, está sendo processada por suposta cumplicidade com o terrorismo de Estado.
Com a morte do marido em 1º de julho de 1974, Isabelita, eleita vice-presidente no ano anterior, quando Perón conquistou seu terceiro mandato na Casa Rosada, tornou-se a primeira mulher a presidir um país latino-americano. Até hoje é a única a ter governado a Argentina.
Um juiz da Província de Mendoza determinou a localização do domicílio da ex-presidente e de cinco ministros de seu governo, entre eles Antonio Cafiero (Economia) e Carlos Ruckauf (Trabalho) -o primeiro dos passos para determinar a prisão de um acusado. Todos assinaram três decretos para reprimir a subversão, que, no entender do juiz, podem ter levado a abusos como a detenção de menores.
O magistrado julgará se houve responsabilidade direta dos integrantes do governo no desaparecimento de um homem antes do golpe militar que depôs Isabelita em 24 de março de 1976 e deu início à mais sangrenta das ditaduras argentinas.
"O governo constitucional só queria restabelecer o equilíbrio no país. E não seria possível sem as Forças Armadas", afirmou ontem Cafiero. Segundo ele, o problema foi que, depois, os militares se impuseram para assumir o controle. "Era um governo ruim [o de Isabelita], mas foi escolhido pelo povo. Pior foi o que veio depois", declarou.
Os decretos autorizavam as Forças Armadas a "executar operações militares e de segurança necessárias para aniquilar a ação dos subversivos em todo o país".
Como já vigorava uma lei que permitia a prisão de subversivos, o argumento é o de que os decretos significaram um passo a mais na escalada de violência da repressão. (BRUNO LIMA)


Texto Anterior: Cúpula ibero-americana começa esvaziada
Próximo Texto: México: Confronto em Oaxaca deixa ao menos 21 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.