São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Gravação mostra o presidente americano reclamando da ineficiência do embaixador no Chile contra o socialista

Nixon queria impedir posse de Allende

Arquivo/Reuters
Fidel Castro e Salvador Allende acenam durante a visita do ditador cubano a Santiago, em 1972


FABIANO MAISONNAVE
DA REDAÇÃO

Documentos sigilosos do governo dos EUA divulgados ontem revelam que o presidente Richard Nixon (1969-74) queria derrubar Salvador Allende mesmo antes de o socialista chileno tomar posse como presidente, em 1970.
Em conversa gravada no dia 23 de março de 1972 e divulgada ontem no site da ONG The National Security Archive, de Washington, é possível ouvir Nixon reclamando da ineficiência do então embaixador americano no Chile, Edward Korry, em cumprir suas ordens de impedir a posse de Allende, em 3 de novembro de 1970.
Na gravação, Nixon diz ao seu secretário de imprensa, Ron Zeigler, que havia instruído Korry "a fazer nada menos do que uma ação do tipo dominicano", mas que "ele falhou, aquele filho da puta". "Ele deveria ter impedido Allende de assumir."
Nixon alude à invasão americana da República Dominicana, em 1965, que afastou o então presidente eleito, Juan Bosch. Os EUA só deixaram o país após organizar novas eleições, das quais saiu vitorioso Joaquín Balaguer, um aliado de Washington.
O documento, que pode ser ouvido na internet, foi encontrado por Peter Kornbluh, diretor da ONG e autor do livro "The Pinochet File" (o arquivo Pinochet), publicado no ano passado. A obra foi escolhida como o melhor livro de não-ficção do ano passado pelo jornal "Los Angeles Times".
Baseado em mais de 24 mil documentos, o livro mostra com detalhes o envolvimento da CIA (inteligência americana) no movimento militar que depôs Allende, em 11 de setembro de 2003. Um dos nomes que mais aparecem é o do ex-assessor de Segurança da Casa Branca e ex-secretário de Estado Henry Kissinger.
Segundo Kornbluh, a gravação divulgada ontem é a primeira que mostra Nixon discutindo diretamente suas ordens para intervir no Chile de Allende.

Kissinger na ofensiva
Outros documentos encontrados pelo pesquisador mostram que Nixon ordenou que a CIA realizasse operações "para prevenir Allende de chegar ao poder ou para tirá-lo" no final de 1970, mas que o embaixador Korry deliberadamente não foi informado dessas ações, que já teriam como objetivo fomentar um golpe militar.
Em outro documento disponibilizado ontem na internet, o então assessor de Segurança Kissinger propõe a Nixon várias medidas contra Allende.
Datado do dia 5 de novembro de 1970 -dois dias após a posse do líder socialista-, o memorando de Kissinger adverte que Allende "é para nós um dos desafios mais sérios já enfrentados neste hemisfério".
Para ele, o governo Allende teria influência nas relações com a URSS, com a América Latina e com o mundo -"afetará até mesmo nosso próprio conceito sobre qual é o nosso papel no mundo".
Kissinger disse que Allende tentaria estabelecer um governo marxista, eliminar a influência americana Chile e estabelecer ligações próximas com a URSS, Cuba "e outros países socialistas".
Mesmo admitindo que Allende fora democraticamente eleito, Kissinger sugere uma "aproximação hostil", que poderia ser "aberta" ou "fria".
Na "hostilidade aberta", os EUA adotariam medidas punitivas contra o Chile, como o embargo econômico, e tentariam isolar o país internacionalmente.
Se a opção fosse a "hostilidade fria", haveria pressões semelhantes, mas sem publicidade, já que os EUA tentariam parecer "corretos, mas frios".
Perto do final do memorando -um preparatório para um encontro de Nixon com Conselho Nacional de Segurança sobre o Chile-, Kissinger diz que "os perigos de não fazer nada são maiores do que os riscos que corremos ao tentar fazer algo".
"Esse documento é a pedra de Rosetta para decifrar as motivações de Kissinger e Nixon para minar a democracia chilena", afirma Kornbluh, em alusão ao achado arqueológico que permitiu decifrar a escrita hieroglífica.

Leia mais sobre o assunto no site: http://www.gwu.edu/ ~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB110/index.htm


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel estuda transferir áreas árabes aos palestinos
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.