São Paulo, quarta, 4 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MAIOR DEMOCRACIA
Apuração dá vitória aos hindus do BJP, mas Partido do Congresso busca aliança para governar
Nacionalismo vence eleição na Índia

France Presse
Simpatizantes do Bharatiya Janata comemoram a vitória dos nacionalistas hindus, em rua de Nova Déli


das agências internacionais

Os nacionalistas do Bharatiya Janata Party (BJP) venceram as eleições gerais da Índia. Apurados os votos relativos a 526 do total de 545 cadeiras da Câmara Baixa do Parlamento, o BJP havia eleito 245 deputados. O partido deverá chegar a um total de 251 representantes, o que não lhe garante maioria para formar governo.
O Partido do Congresso (PC), o mais tradicional do país e maior rival do BJP, fracassou nas urnas. Obteve 166 dos 526 postos definidos até o fechamento desta edição. O apoio popular visto durante a campanha da italiana Sonia Gandhi, viúva do premiê Rajiv Gandhi, não se confirmou.
O PC tem condições de encabeçar uma nova coalizão. Depende, para tanto, de reconciliação com a multipartidária Frente Unida.
O Partido do Congresso e a Frente Unida se associaram para formar governo há dois anos, em situação semelhante. Sua ruptura, em novembro, foi o que determinou a antecipação das eleições.
A apuração dos cerca de 330 milhões de votos, que torna o país a maior democracia do mundo, começou na manhã de segunda-feira e se estendeu por mais de 40 horas.
A última fase das eleições definirá este mês as oito vagas ainda em disputa. Essas urnas não devem alterar o atual panorama político.
Os cerca de 20 candidatos independentes eleitos ontem terão grande importância na disputa pelo poder na Índia. O BJP tenta atrair esses deputados para obter a maioria de 273 cadeiras.
O candidato a primeiro-ministro pelo BJP, Atal Behari Vajpayee, 71, se ofereceu ontem para estabelecer o novo governo. O Partido do Congresso advoga para si a mesma missão.
Cabe ao presidente K.R.Narayanan a decisão de chamar ao poder o partido que apresentar condições de manter coalizão majoritária estável. Ele teme que o BJP repita o episódio de 1996, quando, ao constituir uma frágil aliança, ficou no governo por apenas 13 dias.
Desde aquela derrota, o BJP moderou o tom de suas declarações e fez alianças com partidos regionais de Estados onde não tinha tradição (principalmente no sul).
Os resultados dessa mudança puderam ser vistos com uma surpreendente derrota da dinastia dos Ghandi. Amparado em campanha por Sonia Gandhi, Satish Sharma -um dos filhos da primeira-ministra Indira Gandhi, assassinada em 84- perdeu no Estado de Uttar Pradesh (norte).
Um personagem pitoresco da política local, "Phoolan Devi, conhecida como a "rainha bandida", não conseguiu se reeleger. Sua estória de vingança após maus tratos na infância foi tema de filme.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.