UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha do Iraque foi permanecer na defensiva

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

As guerras são ganhas por quem comete menos erros. Mais de um general ou diplomata parafraseou esse clássico ditado, como o estadista britânico Winston Churchill (1874-1965). Para sorte dos americanos, o Iraque tem cometido erros em maior quantidade.
O erro maior foi ter ficado na defensiva todo esse tempo. Nenhum Exército vence se ficar limitado a posições estáticas. Não houve até agora nenhum grande contra-ataque de tropas mecanizadas iraquianas, apesar de um alarme falso logo no começo do conflito.
Dois elementos básicos ditam a progressão tanto de um exército quanto de um grupo de combate de uma dúzia de soldados: fogo e movimento.
As forças anglo-americanas têm mais poder de fogo e mais mobilidade que seus adversários. O comandante Tommy Franks está usando os dois elementos para tentar destruir as divisões da Guarda Republicana fora de Bagdá e evitar um cerco a uma cidade de cerca de 5 milhões de habitantes.
Um cerco da cidade é mais provável do que um avanço temerário dentro dela. Restaria o problema básico: como desentocar Saddam Hussein, caso ele ainda esteja vivo e na cidade.
Esse seria o momento de as tropas especiais ganharem missões ligadas à queda do regime, caçando Saddam Hussein e seus colaboradores em uma Bagdá sitiada.
Duas das divisões da Guarda Republicana já estariam fora de combate, segundo os EUA. Caso seja verdade, faltam ainda quatro para ser eliminadas. Estimativas americanas também dão conta de mil tanques iraquianos já destruídos. Restariam outros mil, contudo.
Os dois próximos dias prometem ser decisivos em relação a uma eventual tomada ou cerco de Bagdá.
"As pessoas me dizem, vocês não são os vietnamitas, vocês não têm selvas e pântanos para se esconderem. Eu respondo que as cidades serão nossos pântanos e nossos prédios, nossas selvas", declarou o vice-premiê iraquiano, Tariq Aziz, em 2002, a um pesquisador da Universidade de Warwick, Toby Dodge.


Texto Anterior: No calor da batalha
Próximo Texto: Pista de pouso pode reduzir problema de logística
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.