São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Secundaristas vão às ruas contra corte de professores

DA REDAÇÃO Estudantes parisienses entraram ontem em conflito com a polícia, no segundo dia de protestos contra a redução do número de professores nos colégios. Alguns dos 15 mil alunos do ensino médio que tomavam as ruas centrais se dispersaram da manifestação principal e começaram a quebrar vidros de lojas, sendo reprimidos por policiais. Não houve feridos.
Manifestações ocorreram também em Toulouse, Marselha e em subúrbios de Paris. Grupos de alunos bloquearam a entrada dos liceus, forçando a paralisação das aulas.
Ao "Le Monde" o ministro da Educação, Xavier Darcos, minimizou: são protestos "rituais". Segundo ele, a supressão de 11.200 professores nos liceus, determinada em julho de 2007 para o ano letivo que se inicia em julho deste ano, acompanha a diminuição no número de estudantes nos últimos três anos. Os colégios secundários perderam 150 mil alunos no período.
Insatisfações de estudantes e parte dos professores contra o ministro acumulam-se, segundo o "Le Monde". A maior dificuldade de Darcos é que a margem orçamentária da pasta diminuiu -e deve continuar a encolher, devido aos esforços para reduzir os custos do Estado. Cortes no funcionalismo público são uma das bandeiras do presidente Nicolas Sarkozy. Apenas metade dos servidores que se aposentarão até 2012 será substituída.


Com Reuters


Texto Anterior: Análise: Putin vence com pausa na expansão
Próximo Texto: Iraque: Clérigo convoca protesto e premiê quer nova ofensiva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.