São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Do tipo "worm", a ameaça atinge computadores que têm os sistemas operacionais Windows XP e Windows 2000

Vírus Sasser contamina milhões de micros

DA REDAÇÃO

Donos de computadores com os sistemas operacionais Windows XP e Windows 2000 estão desde o fim de semana sob a ameaça de mais um vírus que se espalha pela internet com grande velocidade. O Sasser é um vírus do tipo "worm" (verme). Para infectar máquinas, precisa que a vítima realize uma única ação: conectar-se à internet.
Uma vez contaminado, o computador começa a exibir mensagens de erro e pode reinicializar-se repetidas vezes. Além disso, ele passa a vasculhar a internet em busca de outras máquinas vulneráveis para se alastrar. De acordo com especialistas, o vírus não causa danos permanentes às máquinas ou aos arquivos.
A rapidez de disseminação do Sasser é tanta que Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da empresa finlandesa de segurança em informática F-Secure, estima que o computador, se não contar com a proteção adequada, estará infectado dez minutos depois de fazer uma conexão à internet.
As estimativas de contaminação feitas até agora vão de 6 milhões a 18 milhões de computadores atingidos. Calcula-se que existam em todo o mundo cerca de 300 milhões de micros suscetíveis a ataques do Sasser.
A Microsoft já criou uma página com instruções para se evitar a praga (www.microsoft.com/security/incident/sasser.asp).
Vírus "worm" exploram falhas dos sistemas operacionais dos computadores, por isso eles não precisam ser acionados pelos usuários com dois cliques para tornarem-se ativos.
A proteção contra "worms" é simples: basta ligar o firewall (parede de fogo, em inglês) ou, no caso de sistemas que não incluem o dispositivo, instalar alguma versão desse tipo de programa que filtra todas as informações que entram e saem do micro. Uma das opções é o ZoneAlarm -gratuito e que pode ser encontrado em www.zonelabs.com.
Entre as empresas que teriam sido afetadas está a companhia aérea norte-americana Delta Air Lines. Embora a Delta não tenha confirmado a origem das falhas, vôos foram atrasados e cancelados no sábado devido à problemas no sistema de computadores.
A financeira finlandesa Sampo teve que fechar temporariamente 130 agências. Na Austrália, os operadores do banco Westpac foram obrigados a fazer negócios usando papel e canetas. Há relatos de empresas atacadas também na França, na Alemanha e na Itália.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Traço forte: Botero pinta guerra civil colombiana
Próximo Texto: Intolerância: Europa enfrenta "surto" de islamofobia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.