São Paulo, Sexta-feira, 04 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

"O HOMEM DO TANQUE"
Herói permanece anônimo

Reuters - Arquivo
Manifestante anônimo detém tanques em Tiananmen, em 89


das agências internacionais

O manifestante que enfrentou sozinho uma coluna de seis tanques durante os protestos na praça Tiananmen há dez anos provavelmente ainda está vivo e mora na China.
Segundo comunicado do Centro de Informação para os Direitos Humanos e do Movimento Democrático, de Hong Kong, o manifestante só poderá revelar sua identidade se o governo mudar sua posição oficial sobre os acontecimentos de Tiananmen.
"Ele provavelmente nem sabe que é um herói", disse o porta-voz do centro, Frank Lu.
As autoridades chinesas nunca conseguiram encontrar o homem cuja atitude de enfrentar os tanques foi divulgada pelas TVs e publicações de todo o mundo.
O presidente chinês, Jiang Zemin, afirma que a polícia nunca identificou o manifestante porque ele foi filmado de costas.
Na época, alguns jornais estrangeiros o identificaram como Wang Weilin, 19, mas isso nunca foi confirmada pela China. O centro de informação nega que o herói seja Wang, que foi condenado poucas semanas após o massacre.
O "homem do tanque" de Tiananmen foi considerado como um dos "20 principais dirigentes e revolucionários" do século 20 pela revista norte-americana "Time", no ano passado.


Texto Anterior: Conheça a posição do PC chinês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.