São Paulo, sexta, 4 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Vazamento de combustível causou fogo
Explosão em navio mata 18 na Espanha

das agências internacionais

Uma explosão seguida por fogo em estaleiro de Valência, sudeste da Espanha, matou 18 pessoas e deixou outras 10 feridas ontem.
Segundo autoridades espanholas, um vazamento de combustível provocou a explosão na casa das máquinas do navio, ainda em construção, Proof Spirit -uma embarcação projetada para o transporte de produtos químicos.
Alguns operários que estavam no navio conseguiram escapar. Muitos, no entanto, ficaram presos na casa das máquinas.
"Eu fugi depois que alguma coisa explodiu no barco, e tudo que eu podia ver era uma nuvem de fumaça", disse um dos operários que escaparam ilesos do acidente.
O governo de Valência declarou luto e prometeu uma investigação completa sobre o acidente.
Apesar de o fogo ter sido pequeno, a operação de resgate foi difícil -a parte atingida estava nos compartimentos inferiores do navio.
"Houve muita confusão sobre o número de mortos e feridos, mas agora podemos oficialmente dizer que 18 pessoas morreram e cerca de 10 ficaram feridas", disse um porta-voz da polícia.
Segundo um representante de uma das empresas responsáveis pela construção do navio, muitas das vítimas morreram devido à inalação de fumaça e à sufocação.
Um ex-operário do local afirmou que não estava surpreso com o acidente. "Eu trabalhei ali e sei como as coisas são. Eu não me surpreendo com algo assim", disse ele.
O navio, de 110 m de comprimento e 16 m de altura, foi encomendado pela empresa norueguesa Jo Tankers.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.