UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança para Dia da Independência dos EUA é reduzida

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Os EUA preparam um esquema menos rígido do que o do ano passado para comemorar hoje o Dia da Independência.
O serviço secreto americano informou que não detectou nenhum tipo de ameaça específica que justificasse precauções extras na comemoração.
Assim, o governo decidiu não elevar o alerta nacional, que está em amarelo -terceiro nível no sistema de classificação usado no país. Criado em 2002, o sistema já foi alterado quatro vezes para laranja (alto risco).
Em 2002, o serviço secreto tinha indicações de forte ameaça de ações terroristas no feriado. Sem fazer anúncio público para a população, o governo emitiu alertas para autoridades regionais. O esquema, porém, ficou maculado por um tiroteio no aeroporto de Los Angeles, com com três mortes.
Desta vez, haverá menos policiais nas ruas de Nova York. A segurança ficará a cargo de 7.000 pessoas, ainda assim, 3.000 a mais que o que seria destacado antes para um feriado normal.


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA oferecem US$ 25 milhões por Saddam
Próximo Texto: Após desafio de Bush, 10 americanos são feridos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.